Sobre a ABT

MISSÃO

A nossa missão é de unir grupos e tocadores em torno de uma referência de valores e técnicas
que representam a arte do taiko no Brasil para contribuir no enriquecimento da sociedade.

VISÃO

Ser uma Associação que move e incentiva os grupos a promover o melhor da educação e da cultura por meio do taiko. 

VALORES

Gratidão: Ter gratidão pelas pessoas, instrumentos e oportunidades.

Respeito: Respeitar as questões religiosas, culturais e éticas das pessoas em todo o mundo.

Disciplina: Ter disciplina e resiliência na busca pela excelência.

Trabalho em Equipe – Solidariedade: Contribuição com o desenvolvimento das Comunidades e grupos nos quais atuamos

Ética: Ser ético e agir conforme as leis que regem a nossa sociedade.

HISTÓRICO

Em 1998, o Sr. Pedro Yano, na época, presidente da Associação Fukuoka do Brasil, sugeriu a introdução do taiko no Brasil como uma iniciativa para despertar maior interesse dos jovens na cultura japonesa.

Em 2002, depois de anos de estudos e tratativas, através de uma parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency), o professor Yukihisa Oda, da província de Fukuoka no Japão, veio ao Brasil como voluntário e iniciou a abertura dos primeiros grupos.

Nos primeiros meses foram fundadas apenas 4 equipes próximas a cidade de São Paulo. Prontamente após o início das apresentações,  o interesse em implementar o taiko nas entidades nikkeis cresceu e vários outros grupos foram fundados, principalmente no interior de São Paulo e no Paraná.

A Associação Brasileira de Taiko (ABT) foi fundada então 2004 com o objetivo de unir e conduzir as atividades em prol do desenvolvimento e manutenção da cultura do Taiko.

Em seu primeiro ano, tendo como presidente o sr, Ii-sei Watanabe, a ABT realizou o primeiro Campeonato Brasileiro de Taiko.

Em 2008, na comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a ABT coordenou a apresentação da música Kizuna-Kenka Yatai, executada com mais de 1200 tocadores no Sambódromo do Anhembi em São Paulo.

Os preparativos para a apresentação, conhecida também como “sen-nin daiko”, demoraram 2 anos e devido ao seu sucesso, até hoje é mencionada e elogiada nos discursos das autoridades do taiko do Japão.

Ao longo dos anos, através dos esforços em conjunto com instituições como a Nippon Taiko Foundation e a JICA, foi possível a realização de atividades como a vinda de professores do Japão, exames de proficiências, cursos, apresentações, treinamentos, concursos e outros trabalhos que contribuíram para manutenção, desenvolvimento e divulgação do taiko no Brasil.

 

A realização destas atividades fizeram com que a ABT se tornasse a principal entidade responsável pela expansão do taiko no Brasil.

Hoje podemos encontrar grupos de taiko em várias cidades do país e presenciar apresentações em diversas festividades e eventos.

O trabalho voluntário foi e é essencial para a realização das atividades da associação.

No campeonato e em outros eventos, contamos com a ajuda de apoiadores e dos integrantes das próprias equipes.

Toda a diretoria da ABT também é voluntária, sendo eleita em Assembleia pelos associados para cumprir mandato de dois anos.