Kentei Shiken é o exame de proficiência em taiko realizado pela Associação Brasileira de Taiko em conjunto com a Nippon Taiko Foundation – NTF.
O curso e exame tem como objetivo aumentar o conhecimento teórico sobre taiko com aulas sobre a história do taiko, análise dos instrumentos, leitura de partituras, etc. O participante também melhora suas habilidades técnicas pelo treino de kihon (exercício de base) e execução de música disposta em partitura.
Nos primeiros graus (5º, 4º e 3º) o tocador deve passar na prova teórica e prática. Já nos graus avançados (2º e 1º), conhecidos também como Senmon Kouza, o tocador deve tocar uma música com alto grau de complexidade com poucas falhas. No Senmon Kouza, cada ano é ensinado um instrumento diferente. A avaliação de todos os níveis é feita sempre por um professor credenciado pela NTF.
As técnicas aprendidas podem ser utilizadas nos vários seguimentos do taiko (apresentação, show, competição); o certificado vale no mundo inteiro, e o mais importante: é um evento que possibilita fazer muitas amizades.