Prezados associados, destacamos abaixo algumas das atividades realizadas nos meses de Junho e Julho:
Alteza Imperial
O Presidente Shintaro esteve na “Recepção de Sua Alteza Imperial, Princesa Kako” no Bunkyo (São Paulo).
O Diretor Executivo participou do “Encontro de Jovens do Paraná com Sua Alteza Imperial” e do Evento de Boas-Vindas (Maringá).
Osaka Sennin Daiko
A ABT, representada pelos tocadores Ivan Matheus de Quadros Sakata, Jun Onuki, Leonardo Nishimura, Ligia Yoshiko Hatano, Nelson Akira Motoki Ito e Rafael Itiro Horie, participou da apresentação especial que contou com a participação de 1500 tocadores.
Foi uma ocasião inesquecível, pela grandiosidade do evento e a vibração vinda de tantos taikos, que começaram e terminaram a música em sincronia perfeita. A participação no evento reforça o compromisso da ABT de desenvolver a arte mantendo relação com sua origem e de trazer oportunidades aos associados.
Participar da apresentação do Sennin Daiko no OSAKA EXPO 2025 foi uma experiência única, ao mesmo tempo que passou um sentimento nostálgico à ótica de quem também participou do Centenário da Imigração Japonesa, apresentando para o Imperador do Japão.
Essa oportunidade certamente tem grande importância por representar a cultura japonesa do Brasil, o taiko de nosso país e as pessoas que fizeram parte desse grupo. A música composta por Hasegawa Sensei pode não ter sido a mais difícil ou técnica, porém trouxe seus desafios ao ser tocada simultaneamente por mais de 1000 tocadores de grupos distintos, principalmente devido ao delay do som.
No mais, é de extrema importância ressaltar que o papel da ABT em convidar os associados para participar desse evento foi imperiosa para obter esse feito em nome do Taiko do Brasil. Não somente esta, como outras oportunidades também são comunicadas através da ABT.
Por fim, meus agradecimentos a ABT, Nippon Taiko Foundation, Shouryuu Daiko e a todos colegas que apresentaram comigo no OSAKA EXPO 2025.
Akira Ito – Shouryuu Daiko – Bastos (SP)
Para mim, o evento já havia começado no dia anterior, quando me reuni com os outros tocadores brasileiros para irmos ao hotel onde pousamos. As conversas descontraídas e momentos de diversão já mostravam como seria o clima alegre que esteve presente em toda esta experiência.
No dia da apresentação me surpreendi, o evento era muito organizado e fluiu exatamente como o planejado. Foi impressionante ver aquela quantidade de taikos reunidos em um único local e todos os tocadores juntos compartilhando do mesmo sentimento e objetivo de tornar aquilo possível.
Quando fizemos a apresentação teste fiquei receoso, pois parecia que não daria certo, mas na hora da apresentação oficial tudo saiu em perfeita sincronia, tornando aquela música um momento indescritível.
Com certeza foi uma experiência única para mim, e graças a conexão que a ABT me proporcionou, posso repassar o que aprendi e senti neste evento aos tocadores no Brasil.Leonardo H. S. Nishimura – Aozora Daiko – Bragança Paulista (SP)
Olá a todos os tocadores de taiko do Brasil!
Desde o anúncio da ABT, para a participação de um evento no Japão, pensei que seria bom ter pelo menos um representante do Brasil. Queria muito participar e de ter ótimas recordações desse evento.
Tive todo o apoio da ABT, que coordenou o grupo selecionado passando orientações, informações e detalhes do evento. Na véspera do evento, no hotel com os tocadores do Brasil, conheci os membros pessoalmente e logo foi organizado um ensaio no quarto do hotel. Com vídeo na tela da televisão, tocamos nos colchões, cadeiras e no chão. Com muita concentração treinamos juntos e confesso que foi um dos meus melhores treinos de taiko até hoje. Todos focados no objetivo, meta a alcançar e acima de tudo companheirismo pra fazer aquele esforço todo dar certo. Isso me fez compreender muito mais a música, que muitas vezes apenas aceitava e decorava para poder me apresentar. Foram poucas horas com o grupo reunido mas valeu cada minuto dedicado e centavos investidos.
Quando chegamos no evento foi incrível a sensação de ver tantos taikos juntos e a preocupação com o calor foi enorme. Recebemos o apoio e cuidados dos organizadores e ocorreu tudo bem. Tivemos apenas um único ensaio de 5 minutos antes da apresentação oficial e esse único ensaio foi bem ruim, inclusive para mim que não sabia mais a quem seguir porque os tocadores se desencontraram muito rapidamente. Após alguns ajustes e conversa dos organizadores com todos os tocadores faríamos em seguida a apresentação oficial: “agora seja o que Deus quiser”!
E claro, ele quis! Estávamos todos lá, crianças, jovens , adultos e masters tocando juntos com muita energia fazendo com que tudo desse certo. Por alguns minutos pudemos esquecer de tudo e apenas tocamos felizes juntos, o que foi muito compensador pra mim e dessa vez chegamos ao final todos juntos!
O “voltem pra casa em segurança e cuidado com o calor” deixou um sentimento de muita felicidade e aquela vontade de querer mais. Gostaria que mais tocadores do Brasil pudessem estar presentes não só no evento mas também para conhecer o Japão e a cultura desses instrumentos que escolhemos e que fazem parte do nosso dia a dia.
Quero agradecer muito a ABT pela organização e reconhecer que nunca teríamos recebido o convite do Japão se não fosse o trabalho árduo e dedicado em colocar o Brasil no radar para que pudéssemos participar de um evento desse porte.
Noticiários anunciaram a nossa presença e podem ter a certeza que o seu compromisso com a valorização e difusão da arte do taiko foi mais que bem representada e executada pela equipe selecionada.
Doumo Arigatou gozaimashita!Yoshiko Hatano – Rio Nikkei Taiko – Rio de Janeiro (RJ)
Festival Brasileiro de Taiko
Realizamos com sucesso o XIX Festival Brasileiro de Taiko. De acordo com os jurados, houve uma evolução significativa quanto ao kihon em todas as categorias. Independentemente da colocação, sabemos que todos os grupos enfrentaram diversos desafios até o momento da apresentação. Valorizem estas conquistas. Esperamos que todos continuem treinando e se superando.
Este ano foram 19 entidades participando: 316 tocadores se apresentando nas categorias Júnior (9 equipes), Master (4 equipes), Mirim (8 equipes), Livre (12 equipes) e Odaiko (9 Tocadores). Os 1088 ingressos se esgotaram rapidamente.
Mirim:
Campeão – Ishindaiko – Londrina (PR)
2o – Genryu Daiko – Capão Bonito (SP)
3o – Zenshindaiko – Cascavel (PR)
4o – Wakaba Taiko – Curitiba (PR)
5o – Kotobuki Taiko – Paranavaí (PR)
Master:
Campeão – Shinkyo Daiko – São Caetano do Sul (SP)
2o – Wakaba Taiko – Curitiba (PR)
Odaiko:
Campeão – Wakaba Taiko – Curitiba (PR) – Guilherme da Silva Matilha
2o – Ishindaiko – Londrina (PR) – Aaron Ryui Ishii
3o – Hisho Daiko – Colônia Pinhal (SP) – Eduardo Masao Furusho
Livre:
Campeão – Ishindaiko – Londrina (PR)
2o – Seishin Daiko – Dracena (SP)
3o – Hisho Daiko – Colônia Pinhal (SP)
4o – Ryuu Taiko – Indaiatuba (SP)
5o – Shouryuu Daiko “A” – Bastos (SP)
Junior:
Campeão – Wakaba Taiko – Curitiba (PR)
2o – Ishindaiko – Londrina (PR)
3o – Shinkyo Daiko – São Caetano do Sul (SP)
4o – Seishin Daiko “A” – Dracena (SP)
5o – Osasco Todorokidaiko – Osasco (SP)